MARIE CURIE 


A PRIMEIRA MULHER A RECEBER O PRÊMIO NOBEL 


* Varsóvia, Polônia (1867) + Passy, França (1934)


Marie Curie, cientista de origem polonesa que se tornou cidadã francesa, desempenhou um papel crucial nos estudos relacionados à radioatividade e ficou registrada como a primeira mulher a ser agraciada com um Prêmio Nobel. Ela também é reconhecida por suas descobertas dos elementos químicos rádio e polônio, este último nomeado em homenagem ao seu país de nascimento.



Marie Salomea Skłodowska, nascida em Varsóvia, Polônia, em 7 de novembro de 1867, cresceu como a caçula de cinco irmãos após a perda de sua mãe quando tinha apenas 10 anos. Naquela época, a Polônia estava sob domínio do Império Russo, e sua família havia sacrificado bens em apoio à luta pela independência polonesa. Em 1903, Marie Curie recebeu o Prêmio Nobel de Física juntamente com seu marido e Henri Becquerel, em reconhecimento às suas descobertas no campo da radioatividade, e também concluiu seu doutorado em ciências no mesmo ano. Após a morte de seu marido em 1906, ela se tornou a primeira mulher a lecionar Física Geral na prestigiosa Universidade da Sorbonne.

Em 1911, Marie Curie recebeu o Prêmio Nobel de Química por suas descobertas dos elementos químicos rádio e polônio. Em 1914, fundou o Instituto Curie em Paris, dedicado à pesquisa das aplicações médicas do rádio no tratamento de pacientes com câncer.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Marie Curie criou unidades móveis de radiografia para auxiliar no atendimento aos soldados feridos. Ela e sua filha, Irène, convenceram médicos a utilizar sua invenção para salvar vidas de combatentes.

Infelizmente, Marie Curie contraiu leucemia devido à exposição à radioatividade e faleceu aos 66 anos em 4 de julho de 1934, em Passy, na França.

Além de suas realizações científicas, Marie Curie também teve um impacto significativo na educação científica. Ela foi professora, dando aulas particulares em famílias ricas na Polônia e na França, e lecionou no ensino secundário. Ela acreditava que a educação deveria ser prática e envolvente, enfatizando a realização de experimentos e a interação com o mundo real, em vez de apenas teoria. Marie Curie também participou de um projeto cooperativo de ensino, com o objetivo de ensinar ciência de maneira prática e experimental às crianças.


Fonte: Toda Matéria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SONIA GUIMARÃES PRIMEIRA MULHER NEGRA DOUTORA EM FÍSICA NO BRASIL  * São Paulo / BRASIL (1957) Sonia Guimarães é um exemplo vivo de determin...