TESTE

O presente projeto de pesquisa tem o objetivo de abordar e discutir a participação de mulheres na História e no Ensino da História, focando na contribuição eclipsada pelos mecanismos de invisibilidade tanto midiáticas quanto educacionais sob o manto de uma sociedade segregacionista. A pesquisa pretende-se inserir como parte componente do processo de seleção para o Programa de Pós-Graduação em Mestrado em História Pública - UNESPAR - Campo Mourão PR,  abrindo-se para uma temática premente na sociedade hodierna: o protagonismo feminino e a pesquisa de gênero. No cenário internacional o que se nota é que o movimento sufragista, no século XX, deu estímulo às mulheres burguesas para lançarem-se nas lutas políticas reivindicando o direito ao voto universal, como importante instrumento para a realização de um anseio coletivo e planetário. A década de 1970 no Brasil é bastante emblemática, pois a historiografia começa a inserir gênero em suas pesquisas mas de forma pouco aprofundada. A partir da década de 1980 a aceitação é maior e inicia-se uma discussão não somente sobre as mulheres mas também das assim denominadas “minorias”: negros, crianças, travestis etc. É perceptível que a mulher é apresentada relativamente, ou não tão relativamente assim, como um ser inferior ao homem ao longo dos anos; contudo, é preciso revisar práticas e recursos da pesquisa, da extensão e da educação, para avaliar seu papel determinante hoje em nossa sociedade, ainda cindida não somente pelo apartheid econômico e social, mas, e sobretudo, de gênero e racial. Será usado o recurso metodológico de sequências didáticas além da construção de um espaço midiático, por meio de um blog já inicialmente inaugurado ( ) como forma de apresentar o problema, discuti-lo, ampliá-lo e inserir novos atores na dialética do conhecimento plural, democrático e sem amarras de gênero e raciais.


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