ÍSIS


A DEUSA


Ísis representou uma figura divina no contexto egípcio, sendo amplamente considerada a entidade religiosa de maior relevância nessa cultura. Além disso, sua influência estendeu-se às crenças das civilizações grega e romana.



Ísis era uma divindade da religiosidade egípcia, mas não somente, sendo uma figura importante também na religiosidade de gregos e romanos na Antiguidade. Era a mais importante divindade egípcia e tida como a mãe de todos os faraós. Acredita-se que Ísis tenha surgido em algum momento do Império Antigo (2686 a.C. a 2181 a.C.), mas o culto a ela se popularizou, ao ponto de ser o mais importante do Egito, só no primeiro milênio a.C. 

Os egípcios a associavam com a cheia anual que acontecia no rio Nilo e garantia a fertilidade do solo. Era tida como uma deusa protetora, que se doava pelo bem das pessoas, e também associada com a manutenção da vida após a morte plena e feliz. Além disso, tinha uma forte relação com o trono egípcio e com o poder dos faraós. Era representada com um adorno na cabeça em forma de um trono, uma referência a Osíris.

Assim, Ísis, casada com Osíris, foi protagonista de um dos mitos mais importantes da mitologia egípcia: o assassinato de Osíris por seu irmão Set. O culto a Ísis se espalhou por todo o Egito e alcançou Grécia e Roma, convertendo-se em uma importante divindade também para esses povos da Antiguidade.


Fonte: História do Mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SONIA GUIMARÃES PRIMEIRA MULHER NEGRA DOUTORA EM FÍSICA NO BRASIL  * São Paulo / BRASIL (1957) Sonia Guimarães é um exemplo vivo de determin...