HEDY LAMARR


A MÃE DO WI-FI 


* Viena (1914) + Casselbery (2000)


Hedy Lamarr, cujo nome real era Hedwig Eva Marie Kiesler, foi uma atriz famosa e também uma notável cientista. Durante a Segunda Guerra Mundial, inventou um dispositivo de interferência em rádio para evitar radares nazistas, embora tenha sido inicialmente rejeitado. Sua invenção só foi usada em 1962 durante a Crise dos Mísseis. Suas ideias contribuíram para tecnologias como Wi-Fi e CDMA, rendendo-lhe o título de "mãe do telefone celular" ou "mãe do Wi-Fi". 


Hedy Lamarr, cujo verdadeiro nome era Hedwig Eva Marie Kiesler, nasceu em Viena em 1914 e teve uma educação excepcional desde jovem. Ela era uma atriz famosa, notória por seu papel no filme "Êxtase", que causou polêmica na época. Casou-se duas vezes, sendo a segunda com um homem controlador que a manteve em cativeiro e a envolveu em reuniões nazistas. Felizmente, ela conseguiu escapar do país em 1937 e se naturalizou americana em 1953.

No entanto, Hedy Lamarr também era uma cientista. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela inventou um dispositivo de interferência em rádio, em parceria com George Anthiel, para despistar os radares nazistas. Sua invenção foi rejeitada pelo Conselho Nacional de Inventores devido ao machismo, resultando no fracasso dos torpedos americanos devido à sua imprecisão. Somente em 1962, durante a Crise dos Mísseis, sua invenção foi oficialmente utilizada. A contribuição de Lamarr para a ciência só foi reconhecida em 1997, quando a Electronic Frontier Foundation a premiou. Sua ideia original levou ao desenvolvimento de tecnologias de comunicação, como o Wi-Fi e o CDMA, e ela ficou conhecida como a "mãe do telefone celular" e a "mãe do Wi-Fi".

Apesar de suas realizações, Hedy Lamarr não lucrou com suas invenções e recebeu pouca notoriedade na época. Somente em 1997, o governo dos Estados Unidos a homenageou por suas contribuições à eletrônica. No final dos anos 1960, ela parou de trabalhar como atriz e viveu isolada em sua casa em Orlando até seus últimos anos de vida.


Fonte: Unicentro Paraná (Rafaela Choqueti Camargo de Meira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SONIA GUIMARÃES PRIMEIRA MULHER NEGRA DOUTORA EM FÍSICA NO BRASIL  * São Paulo / BRASIL (1957) Sonia Guimarães é um exemplo vivo de determin...