RUTH DE SOUZA

 DAMA DA DRAMATURGIA BRASILEIRA

Ruth de Souza foi uma mulher de grande significância na dramaturgia brasileira, foi pioneira no teatro e na televisão por ser uma das primeiras mulheres negra a adentrarem nesses âmbitos. Sem sombra de dúvidas, seu legado abriu caminhos para inúmeras mulheres negras, mostrando-lhes que elas podem sim conquistas espaços de visibilidade.


Ruth Pinto de Souza (Rio de Janeiro, 12 de maio de 1921 - Rio de Janeiro, 28 de julho de 2019) foi uma atriz brasileira. Considerada uma das grandes damas da dramaturgia brasileira e a primeira grande referência para artistas negros na televisão por seus papéis notáveis. Ruth nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1928 e iniciou sua carreira artística no Teatro Experimental do Negro (TEN) em 1945. 

Ruth destacou-se por ser a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela na Rede Globo em A Cabana do Pai Tomás (1969) — e a segunda na televisão brasileira, após Yolanda Braga, em A Cor da Sua Pele (1965) na TV Tupi — além da primeira artista brasileira indicada ao prêmio de melhor atriz em um festival internacional de cinema, por seu trabalho em Sinhá Moça (1954) no Festival de Veneza. Ruth de Souza interessou-se pelo teatro ainda na infância. 

Em 1945 adentrou ao grupo Teatro Experimental do Negro (TEN), liderado por Abdias do Nascimento, abrindo caminho para o artista negro no Brasil, participando, ao lado de outras mulheres negras, sendo em 1945 o primeiro grupo de teatro negro a subir ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a peça O Imperador Jones, de Eugênio O'Neill. Por seus inúmeros trabalhos no cinema, teatro e televisão, Ruth de Souza vem sendo agraciada com diversos prêmios e homenagens que reconhecem o seu talento e dedicação à arte da dramaturgia. Em comemoração aos seus 40 anos de carreira, o Centro de Integração da Cultura Afro-Brasileira (CICAB) homenageou a atriz em cerimônia realizada no Palácio do Planalto em 1985, com a participação do então Presidente José Sarney. 

Em 1989 ela recebeu do Ministério da Cultura o prêmio Dulcina de Moraes, na categoria teatro, por sua contribuição ao desenvolvimento da cultura brasileira. O maior prêmio do cinema brasileiro veio em 2004. Juntamente com Léa Garcia, Ruth de Souza ganhou o Kikito de melhor atriz no Festival de Cinema de Gramado por sua atuação em Filhas do vento, filme dirigido por Joel Zito de Araújo. Em 2010, Ruth de Souza foi agraciada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro com o prêmio Almirante Negro João Cândido, ao lado de outras 16 personalidades que atuam em defesa dos direitos humanos da população afro-brasileira. 


Fonte: IPEAFRO e Wikipédia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SONIA GUIMARÃES PRIMEIRA MULHER NEGRA DOUTORA EM FÍSICA NO BRASIL  * São Paulo / BRASIL (1957) Sonia Guimarães é um exemplo vivo de determin...