Venha se inspirar e se divertir.

 P R E P A R E   A   P I P O C A!

Filmes que destacam o protagonismo da mulher na sociedade. Filmes incríveis sobre mulheres reais para se inspirar.

Créditos: Tat'âna Maramygina / EyeEm/Getty Images 


 Prepara-se para chorar, rir e lutar com essas  maravilhosas.


Estrelas além do tempo (2016)

Baseado em fatos reais, o filme Estrelas Além do Tempo (Theodore Melfi, 2h07) conta a história de três cientistas negras que trabalharam na NASA durante a década de 1960 e colaboraram para a conquista espacial: Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Indicado ao Oscar de 2017 nas categorias de melhor filme, melhor atriz coadjuvante (Octavia Spencer) e melhor roteiro adaptado (Theodoro Melfi), o longa está entre os dez filmes de maior bilheteria de fevereiro nos cinemas do Brasil e dos Estados Unidos e levanta muitos temas que podem contribuir com sua aula.

 


Histórias Cruzadas (2011)

A história desta longa é baseada em fatos reais. “Histórias Cruzadas” mostra o cotidiano das mulheres negras na década de 1960 em uma pequena cidade dos Estados Unidos, onde a desigualdade é nítida e até mesmo perturbadora, especialmente em razão da cor de pele. Jackson é uma cidade no Mississipi onde mora Skeeter (Emma Stone), uma garota da sociedade rica branca, que retorna após a faculdade determinada a se tornar escritora. Skeeter resolve entrevistar mulheres negras da cidade que trabalham na criação dos filhos da elite branca.O filme é uma crítica clara à forma como o racismo ainda dura em todo o mundo. Vemos cenas agoniantes de policiais tratando de forma violenta pessoas negras, como acontece até hoje.





Malala (2015)

Conheça a história de Malala Yousafzai e sua luta por educação para as mulheres, neste documentário de tirar o fôlego. O filme conta a história de uma adolescente paquistanesa que lutou pelo direito à Educação das meninas e mulheres de seu país. No Paquistão a grande maioria das mulheres são analfabetas, Malala não achava justo e passou a lutar contra isso. Mas o que parecia ser uma tradição foi além e virou um problema político. Malala Yousafzai começou a receber ameaças e posteriormente sofreu um atentado a caminho da escola quando tinha apenas 15 anos.




Harriet (2019)

 Baseado na história de Harriet Tubman, mulher que lutou não apenas pela própria liberdade da escravidão, mas também auxiliou dezenas de escravos a se libertarem através das rotas da Underground Railroad, durante a Guerra Civil. Além de ser um filme urgente, visto que o racismo cada vez acorda mais, é um documento de informação. De perpetuar figuras importantes e decisivas da História do Mundo. Sem ela, crente incondicional, talvez não houvesse tantos sobreviventes.



Terra Fria (2005)

O filme denuncia a opressão e exploração da mulher trabalhadora. Baseado em uma história real, o filme Terra Fria narra o drama de Josey Aimes, uma mulher que tem a ousadia de abandonar o marido que a espancava para procurar um emprego e sustentar sozinha seus dois filhos. Para conseguir chefiar essa família, ela resolve trabalhar numa mineradora de ferro no interior do estado de Minnesota, nos EUA. O cenário se passa na década de 70, e as mulheres não são bem vindas neste tipo de trabalho. Por conta disto, Josey e outras mulheres são humilhadas e assediadas sexualmente, o que não faz a protagonista se calar. Ela recorre ao sindicato, que não a ajuda em nada. Até que, inconformada, leva o caso a justiça, sendo o primeiro processo judicial de assédio sexual envolvendo uma classe nos Estados Unidos. O filme foi inspirado em  Lois Jenson e sua história.


Nise – coração da loucura (2015)

  O filme é  dirigido por Roberto Berliner e estrelado por Glória Pires, em uma atuação precisa e emocionante, conta a história da psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999), que inovou o tratamento oferecido para as pessoas com problemas mentais e, em especial, para aquelas com esquizofrenia. Ela propôs e aplicou formas alternativas de cuidados, com base na arte, no afeto e no convívio com animais em substituição a métodos agressivos e comparáveis à tortura.  Ela médica enfrentou e questionou os tratamentos antigos de eletrochoques e lobotomia, dando lugar a arte e vivência humana para os pacientes. O filme se passa na década de 40.

  


Clementina (2019)

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.


As Sufragistas (2015)


Aborda o inicio da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. Inspirado no movimento sufragista do final do século XIX e início do XX, na Inglaterra, a história das mulheres que enfrentaram seus limites na luta por igualdade  e pelo direito do voto. Elas resistiam à opressão de forma passiva, mas , a partir do momento em que começaram 
a sofrer crescente agressão da polícia, decidiram se rebelar publicamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SONIA GUIMARÃES PRIMEIRA MULHER NEGRA DOUTORA EM FÍSICA NO BRASIL  * São Paulo / BRASIL (1957) Sonia Guimarães é um exemplo vivo de determin...